Relatório da Horta Escolar

02/08/2012 11:17

Relatório de atividades da horta  na Escola Estadual Joca Costa

 

    Durante muito tempo acreditou-se que alimentar era simplesmente saciar a fome, mas  há algumas décadas passadas estudos revelaram que a alimentação humana é muito mais complexa do que pensávamos, descobriu-se que, além de saciar a fome, deveríamos ter uma alimentação equilibrada e balanceada.

    Segundo Pedro Escudero, a alimentação das pessoas deve seguir as leis da nutrição, onde é imprescindível a observação das leis da nutrição, que tem como  base o equilíbrio entre os nutrientes, a quantidade e o  horário das refeições.

    Sabendo-se que as crianças passam grande parte de seu tempo nas escolas torna se evidente a necessidade de um trabalho educacional que inclua a educação alimentar. Assim, para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, devemos promover um ambiente saudável melhorando a educação e o potencial de aprendizagem ao mesmo tempo.

    Pensando dessa maneira,  esta U.E,  desde os primeiros anos após a sua fundação,  produz a horta escolar, envolvendo nas suas atividades funcionários,  alunos e voluntários.

    Segundo Clarissa Hoffman Irala e Patrícia Martins Fernandez no Manual de horta escolar pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade. Dentre elas, proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo, no lanche das crianças, permite que toda a comunidade tenha acesso a essa variedade de alimentos por doação ou compra e também se envolva nos programas de alimentação e saúde desenvolvidos na escola. Portanto, o consumo de hortaliças cultivadas em pequenas hortas auxilia na promoção da saúde.

    Desde o ano de 2011, associamos as atividades da horta ao programa Mais Educação que, além de suporte técnico, financia  monitores, sementes, adubo e ferramentas.

    As atividades tornaram se mais intensas com o  apoio do programa e a frequência dos alunos no período oposto recebendo aulas teóricas e práticas em oficinas que duram 90 minutos , durante duas vezes na semana em 4 turmas de 25 alunos.

    Hoje contamos com uma horta diversificada contendo hortaliças como alface, cenoura, abóbora, quiabo, couve, salsa, coentro, pimenta, pimentão, maxixe etc. Os alimentos que já estão sendo produzidos são frequentemente coletados pelas merendeiras e acrescentados à merenda escolar que é colorida e  rica em nutrientes.

 

 

                                                                                  Odair José - Coordenador do Programa Mais Educação na Escola Estadual Joca Costa

background-repeat: no-repeat; background-position: right top; background-color: #6699FF; background-image: url(fundofixo.jpg)